terça-feira, 4 de abril de 2017

O Ponto



Ele é o primeiro elemento importante para a produção artística. Todo artista usa o ponto na realização de suas obras, assim como a linha, a forma e a cor. Muitas vezes, não damos a devida importância a esses recursos, até percebermos o quanto são indispensáveis para que a obra produzida tenha um significado estético. Vamos estudar esses elementos um a um, começando pelo ponto.

Quando citamos essa palavra “ponto”, você poderá pensar em um ponto final ( ) ou de interrogação ( ) ou de exclamação  ( ! ) que fazem parte da pontuação na escrita. Ou você ainda pensará em um ponto de ônibus, em um ponto de chegada ou de partida, em um ponto de encontro... Esses pontos, que determinam um lugar, também são significativos.

Mas, vamos pensar no ponto ou nos pontos que usamos para realizar um desenho, uma pintura, enfim uma composição artística.

Os pontos na composição artística não têm dimensões definidas, pois se apresentam de diferentes formas. Eles podem ser redondos, ovais, quadrados, pequenos ou grandes. Se você usar esses recursos, conseguirá efeitos interessantes na sua produção artística. Sendo assim, podemos afirmar que um simples toque da ponta do lápis no papel forma um ponto, que pode, como falamos, variar de forma e de tamanho.

Então, chamamos de ponto gráfico aquele em que sua forma e dimensão são definidas pelo artista.

Existe ainda o ponto geométrico que não tem definição, ele é usado na Geometria para determinar um lugar no plano ou no espaço.





Quanto à utilização:

Em seus trabalhos, você pode utilizar o ponto para conseguir diversos efeitos. Por exemplo:

1 - Contornar: é pontilhar o contorno da figura.



2 - Delinear: é pontilhar o contorno e os detalhes da forma.



3 - Sombrearé preencher o espaço interno, dando a noção de volume.





Observação: Este exercício pode ser feito com lápis de cor, caneta hidrográfica e caso queira usar o computador, copie esta imagem e trabalhe em algum programa gráfico (como paint, phothoshop, corel, gimp). Use a ferramenta de pincel para criar pontos e varie o tamanho nos outros espaços.








O IMPRESSIONISMO foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Os impressionistas pintavam a verdade que viam na natureza, a partir da observação direta do efeito da luz solar sobre os objetos, registrando em suas telas as constantes alterações que essa luz provocava. Foram os primeiros artistas a usarem sombra colorida na pintura, inovando assim, a pintura tradicional e acadêmica.




Vídeo: Aula sobre o Impressionismo


Vídeo: Impressionismo


Vídeo: Obras de Renoir


Vídeo: Obras de Monet


Pequeno filme sobre artistas impressionistas:

PONTILHISMO surgiu em 1886, com artistas Paul Sinac e Georges Seurat. Este último é considerado o criador dessa técnica, que se constituía no uso de pontos como elemento compositivo e expressivo. Reduzia as pinceladas a um sistema de pontos uniformes que, no seu conjunto, dão ao observador a percepção de uma cena.






Vídeo: Obras de Seurat



Artistas contemporâneos também empregam
a técnica de pontilhismo em suas obras:

Como o artista brasileiro Vik Muniz

 Christian Faur e seu trabalho com pontilhismo usando barras de cera


Vídeo: Pontilhismo na obra de Karen Morgan (em Inglês)



PÓS-IMPRESSIONISMO, como o próprio nome diz, é um movimento que surgiu após o impressionismo e permaneceu até o cubismo (entre 1886 e 1908). Ele supera o impressionismo em alguns aspectos da pintura, onde a tinta começa a ser usada pura, em áreas com cores bem definidas e os objetos passam a ser mais coloridos. Seus principais pintores foram Gauguin, Cézanne, Toulouse-Lautrec e Van Gogh.











Vídeo: Pós-Impressionismo


Vídeo: Obras de Van Gogh


Série - O Poder da Arte BBC - Episódio Van Gogh
http://www.youtube.com/watch?v=uxnvoSezpS0






Atividade – COLORINDO COM PONTILHISMO:

Nesta atividade vamos praticar a técnica do pontilhismo colorindo os desenhos sugeridos abaixo com pontos coloridos. Todos os espaços dos desenhos devem ser completos com pontinhos, até mesmo o fundo. Capriche!



Clique nas imagens para ampliá-las.

Use apenas uma cor para preencher cada espaço da imagem abaixo:



Exemplo:


Escolha uma das imagens abaixo, use duas ou mais cores diferentes para preencher os espaços:




Exemplo:






Atividade – PAINEL COM PONTILHISMO:

Para entender melhor o pontilhismo, vamos fazer uma atividade coletiva com grupos de no máximo cinco alunos. Em papel cartão vamos criar um desenho com o tema: “Minha Cidade” e para colorir seus espaços iremos colar pequenas bolinhas de massa de modelar, papel perfurado colorido ou tinta guache, estes formaram pontos que darão formas e cores à imagem.

Exemplos de trabalhos realizados por alunos:







Painéis com pontilhismo para EDUCAÇÃO INFANTIL










Atividade – DESENHOS COM PONTILHISMO.

Agora é sua vez de criar desenhos usando pontos! Em uma folha branca ou na segunda página de seu caderno de desenho crie vários desenhos bem coloridos utilizando a técnica do pontilhismo. Use as técnicas que você aprendeu (contornar, delinear, sombrear com pontos agrupados e pontos dispersos). Solte a imaginação e capriche!


Exemplos:




Fonte http://douglasdim.blogspot.com.br/2011/09/o-ponto.html

Bibliografia:

Magrin, Jussara M. de O.
Artes: artes visuais, música, teatro/ Jussara M. de O. Magrin, Jair Santana, Severo Brudzinski.
- Curitiba: Educarte, 2002. (Editora educarte)

Haddad, Denise Akel. Arte de fazer arte.
- São Paulo: Saraiva, 2004. (Coleção - Arte de fazer arte)

Marchesi Jr. Isaías.
Atividades de educação artística.
- São Paulo: Editora Ática, 2004. (Coleção Atividades de educação artística - Comprar livros)

Valadares, Solange. Diniz, Célia.
Arte no cotidiano escolar. 
- Belo Horizonte: Editora Fapi, 2001. (Coleção - Arte no cotidiano escolar)

Briochi, Gabriela.
Arte hoje.
- São Paulo: FTD, 2003 (Coleção - Arte hoje)